Bateu recorde! Em modalidade de hipocrisia

© Sputnik / Vitaliy PodvitskiyCitius, Altius, Fortius, Hypocritius! WADA continua atacando os atletas russos
Citius, Altius, Fortius, Hypocritius! WADA continua atacando os atletas russos - Sputnik Brasil
Nos siga no
A segunda parte do relatório da comissão independente da WADA liderada por Richard McLaren, publicada nesta sexta-feira (9), revelou as amostras de controle de dopagem alegadamente falsificadas pelos atletas russos em mais de 30 modalidades.

Afirma-se que há indícios de fraude em 12 das 44 amostras dos medalhistas olímpicos em Sochi 2014, bem como em mais 6 testes de medalhistas paraolímpicos.

A comissão concluiu que tais manipulações e casos do uso de doping também tiveram lugar noutras grandes competições, inclusive nas Olimpíadas 2012 em Londres.

O relatório afirma que alegadamente teriam sido mais de mil atletas os envolvidos em fraudes de amostras ou que se beneficiaram do processo.

Representantes da elite esportiva russa, entrevistados pela agência RIA Novosti, frisaram que a segunda parte do relatório da WADA, tal como a primeira, não contém provas concretas sobre alegados crimes ou nomes daqueles que os cometeram, representando acusações sem fundamento.

"Até hoje, em seu discurso, McLaren não falou nada de novo sobre doping na Rússia. Alguns ‘milhares de atletas', algumas cartas e testemunhas", afirmou Mikhail Degtyaryov, o chefe do Comitê da Duma de Estado responsável pelos assuntos de cultura física e esporte.

Há de destacar as inúmeras exceções da WADA para os atletas norte-americanos no que se trata do uso de doping, dando a desculpa da "prescrição médica". Por exemplo, a conhecida ginasta dos EUA, Simone Biles, não chegou a ser desqualificada dos Jogos Rio 2016, embora seus testes de doping tivessem mostrado resultado positivo. Sabe-se também que a tenista Serena Williams recebeu permissão da WADA para usar várias substâncias consideradas proibidas devido a problemas de saúde.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала