Parlamento sul-coreano vota a favor do impeachment da presidente

© AFP 2023 / ED JONESUm manifestante reage após o impeachment bem sucedido do parlamento sul-coreano da presidente Park Geun-hye enquanto multidões se juntam fora da Assembleia Nacional em Seoul em 9 de dezembro de 2016.
Um manifestante reage após o impeachment bem sucedido do parlamento sul-coreano da presidente Park Geun-hye enquanto multidões se juntam fora da Assembleia Nacional em Seoul em 9 de dezembro de 2016. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O parlamento da Coreia do Sul aprovou hoje, sexta-feira (9) uma moção para impugnar Park Geun-hye, o que a faz o primeiro líder democraticamente eleito da Coreia do Sul a ser demitido do cargo.

Nesta votação histórica, 234 deputados votaram a favor do impeachment, 56 votaram contra. Dois parlamentares se abstiveram de votar, e sete cédulas foram consideradas nulas. O processo de impeachment agora tem que ser aprovado pelo Tribunal Constitucional do país.

O Tribunal tem até 180 dias para decidir. Park será formalmente retirada do cargo se seis dos nove juízes do Tribunal apoiarem o seu impeachment. Nesse caso, o país deverá realizar novas eleições presidenciais no prazo de 60 dias.

Após a aprovação do impeachment no Parlamento, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, deve se reunir com seu gabinete.

© AFP 2023 / STRINGER / YONHAPManifestantes durante uma ação de protesto pedindo o impeachment da presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye perto da Assembleia Nacional, em Seul, em 9 de dezembro de 2016.
Manifestantes durante uma ação de protesto pedindo o impeachment da presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye perto da Assembleia Nacional, em Seul, em 9 de dezembro de 2016. - Sputnik Brasil
Manifestantes durante uma ação de protesto pedindo o impeachment da presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye perto da Assembleia Nacional, em Seul, em 9 de dezembro de 2016.

Sul-coreanos seguram velas durante uma manifestação contra a presidente Park Geun-hye em uma das avenidas principais de Seul, Coreia do Sul, 26 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Mais de um milhão nas ruas de Seul contra a presidente Park Geun-hye (VÍDEO)
O escândalo político em redor da presidente sul-coreana se estourou após Park Geun-hye ter se desculpado publicamente por o chamado "vazamento" de dezenas de textos dos discursos presidenciais, mesmo antes de eles serem pronunciados, para sua amiga chegada, Choi Soon-sil.

Além disso, também houve especulações que Choi Soon-sil alegadamente teria se apropriado de 70 milhões de dólares, ou seja, de uma parte da fortuna de grandes empresas sul-coreanas, visando comprar bens imóveis e pagar a educação da sua filha em uma das universidades mais conceituadas da Coreia do Sul.

Todos os sábados nas últimas seis semanas houve manifestações exigindo que Park Geun-hye se demitisse do cargo, e as pesquisas de opinião mostram um grande apoio público ao seu impeachment.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала