Pesquisas de boca de urna mostram uma vitória por uma larga vantagem, colocando-os à frente para formar coalização que os permita conquistar o cargo de primeiro-ministro.
As pesquisas realizadas pelo CURS-Avangarde e pelo IRES mostraram que o PSD venceu cerca de 46% dos votos, seguido pelo Partido Liberal Nacional (PNL) de centro-direita, com cerca de 22%. O partido Save Romania Union, novato na política romena, teria levado 9,2%. O ALDE, liderado pelo ex-primeiro-ministro Calin Tariceanu aliado do PSD, deverá receber cerca de 6% dos votos.
"Estou impressionado com o resultado, a Romênia é uma ilha de estabilidade na região, todos os elementos políticos devem compreender e respeitar a votação de hoje. Nos próximos dias, o PSD e o ALDE iniciarão discussões para formar uma nova Parlamento… A votação de hoje indica claramente a escolha dos romenos para um futuro governo", disse o líder do partido, o esquerdista Liviu Dragnea.
Dragnea foi condenado por fraude eleitoral em abril por tentar fazer um referendo em 2012 e ser condenado a dois anos de prisão. Ele negou qualquer transgressão e, se os resultados das pesquisas se confirmarem, ele deve se tornar o novo primeiro-ministro do país.