Este manual foi elaborado em 2014, quando um outro navio, o USS Coronado, também teve problemas no Canal do Panamá. Anteriormente, o navio Montgomery tinha tido problemas técnicos relacionados com a má qualidade da estrutura, quase imediatamente após sua entrada em serviço.

Os defeitos estruturais causaram danos a mais um navio: o USS Milwaukee que se quebrou à distância de 40 milhas marítimas da costa da Virgínia.
O incidente do Fort Worth foi classificado como um dos piores acidentes entre todos os que ocorreram com navios LCS. O navio ficou incapacitado por 184 dias, e o custo das reparações ascendeu a 5,6 milhões. O mau funcionamento do sistema de lubrificação do motor levou ao colapso de três das cinco chumaceiras.

O reparo do motor do navio Freedom custou 12 milhões.

Em setembro deste ano, devido a problemas técnicos frequentes, a Marinha dos EUA foi forçada a enviar todos os navios tipo LCS para manutenção e submeter todo o pessoal técnico a treinamento.
O custo do programa de construção de navios de combate litoral aumentou de 220 para 470 milhões de dólares por unidade.