Forças do governo sírio controlam mais de 95% do território de Aleppo

© AFP 2023 / George OurfalianAs tropas pró-governos sírias mantêm uma posição no bairro de Karm al-Jabal, no leste de Aleppo.
As tropas pró-governos sírias mantêm uma posição no bairro de Karm al-Jabal, no leste de Aleppo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mais de 95% de território de Aleppo já está controlado pelas forças do governo sírio, informou na segunda-feira (12) o Centro para a Reconciliação na Síria russo.

Província de Aleppo, na Síria - Sputnik Brasil
Mais de 13 mil civis são evacuados de Aleppo em um dia
"Durante as últimas 24 horas, as Forças Armadas sírias libertaram três quartos de Aleppo oriental. Assim, mais de 95 por cento do território de Aleppo está sob controle do governo. A área total do leste da cidade onde os rebeldes permanecem não supera os 10 quilômetros quadrados", diz-se no comunicado.

Anteriormente foi informado que, em 24 horas, mais de 13 mil civis foram evacuados das zonas de Aleppo controladas por militantes.

Conforme foi informado, "em 24 horas, 13.346 civis, incluindo 5.831 crianças, foram evacuados com o apoio do Centro para a Reconciliação na Síria russo das zonas de Aleppo que continuam sendo controladas por militantes".

Soldados do exército da Síria ajudam famílias a deixar os bairros orientais de Aleppo, controlados por grupos terroristas - Sputnik Brasil
Oposição síria diz que Rússia e EUA ofereceram saída segura a terroristas em Aleppo
De acordo com o comunicado, 728 militantes se renderam e abandonaram Aleppo oriental.

Os militares russos realizaram a desminagem de 7 hectares do território do leste de Aleppo, incluindo uma mesquita, escolas e estradas.

Em 10 de dezembro, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, informou que especialistas militares russos e americanos alcançaram um acordo sobre a retirada dos combatentes radicais de Aleppo.

Desde o início da operação das forças sírias em Aleppo, mais de 100 mil civis, incluindo 40 mil crianças foram evacuados. No total 2.215 militantes depuseram as armas, 2.137 dos quais foram anistiados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала