The F-35 program and cost is out of control. Billions of dollars can and will be saved on military (and other) purchases after January 20th.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 12 de dezembro de 2016
No tweet, Trump afirmou que os custos do programa F-35 estão "fora de controle" e que “bilhões de dólares poderão e serão economizados em compras militares (e outras)” depois de sua tomada de posse, em 20 de janeiro.
Depois de publicar esta observação no Twitter, as ações da Lockheed Martin – empresa que fabrica esta aeronave – caíram acentuadamente, segundo relata a CNBC. Até agora, os dados indicam que a empresa perdeu cerca de 3,5 bilhões de dólares devido a esta única publicação de Trump, relata o The Independent.
Lockheed Martin shares drop sharply after Trump tweets about "out of control" F-35 program costs. https://t.co/DlQWTKRBwH pic.twitter.com/8TYnVaXpQa
— CNBC Now (@CNBCnow) 12 de dezembro de 2016
Vários especialistas apontam que o F-35 tem deficiências significativas, como o fato de não estar preparado para combater em distâncias curtas. Além disso, o fato de ter sido planejado como um caça furtivo e indetectável poderia sacrificar suas habilidades de combate e limitar a sua mobilidade e capacidade de bombardeio.