Em conversa com a Sputnik Turquia, o chefe do destacamento turcomano que faz parte da milícia iraquiana, Ali Ebu Tahir informou que todas os povoados próximos da cidade iraquiana de Tal Afar estão livres de terroristas do grupo Daesh (proibido na Rússia).
A cidade de Tal Afar é considerada estratégica e está localizada a 70 km de Mossul, a terceira maior cidade do Iraque.
"O exército iraquiano, juntamente com a Hasdi Sabi, está realizando uma operação para libertação de Tal Afar. A milícia Hasdi Sabi é composta por cidadãos iraquianos e há muito que se tornou em uma força de defesa do Iraque. Seu objetivo principal é prestar ajuda aos habitantes de Tal Afar e os proteger dos terroristas. O destacamento turcomano da Hasdi Sabi participa ativamente na operação de libertação de Tal Afar", informou.
"Durante a operação de libertação de Tal Afar todos os povoados e povoações próximos foram limpos de jihadistas. Podemos dizer que Tal Afar está cercada."
Segundo o entrevistado, as tropas que se opõem aos terroristas estão esperando pela completa libertação da parte leste de Mossul para começar a ofensiva em Tal Afar. A razão para isso é que o exército iraquiano poderá instalar suas tropas no território ocupado de Mossul e os destacamentos de forças especiais poderão se juntar à ofensiva na região de Tal Afar para ajudar à operação de libertação da cidade.
"Os destacamentos da Hasdi Sabi não vão entrar no próprio território de Tal Afar. Lá entrará o exército iraquiano e a polícia", sublinhou Ali Ebu Tahir especificamente.
Além disso, os destacamentos da Hasdi Sabi também estão sendo apoiados do ar por aviões do exército iraquiano, enquanto os aviões dos EUA e da coalizão antiterrorista não realizam ataques contra posições do Daesh.