Cientistas políticos dos EUA chamam eventual conflito com Moscou de maior ameaça em 2017

© AFP 2023 / RANDY RODRIGUEZ Capitólio dos EUA
Capitólio dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O agravamento das relações entre a Rússia e os países da OTAN pode ser a maior ameaça no ano que vem, diz o recém-publicado relatório do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, "Principais ameaças que devem ser acompanhadas em 2017".

Caças Su-27 da Força Aérea russa - Sputnik Brasil
Confronto de Titãs: as 10 armas mais perigosas da Rússia e da OTAN
Os autores do documento colocaram um eventual conflito entre Moscou e a Aliança no primeiro lugar na lista das ameaças cuja influência se considera como "alta" e a probabilidade como "moderada". O relatório frisa que se trata de uma "confrontação militar deliberada ou não deliberada" que pode ser provocada pela "postura agressiva" da Rússia no Leste da Europa.

O segundo lugar nesta categoria foi ocupado por uma "crise grave na Coreia do Norte", ligada aos testes nucleares, "provocações militares e instabilidade política interna".

O "medalhista de bronze" neste "pódio" é um eventual ataque de hackers contra uma "infraestrutura norte-americana crucialmente importante". Uma outra ameaça grave que se pode concretizar em 2017, dizem os autores, é um atentado nos EUA ou nos territórios aliados.

Inteligência norte-americana não apoia acusações da CIA contra a Rússia
A categoria de desafios cuja influência o Conselho entende por "moderada" e com "alta" probabilidade é encabeçado por uma eventual explosão de violência no Afeganistão. Na mesma categoria os autores colocam o agravamento do conflito entre a Turquia e os curdos, vem como a escalada da guerra civil Síria. Com isso, frisa-se que tal pode estar relacionado com uma "intervenção militar de outras potências".

O relatório é publicado anualmente desde 2008. Seus autores incluem nele um leque de conflitos que podem se agravar no ano seguinte.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала