O porta-voz oficial da Administração Federal de aviação (FAA, na sigla em inglês), disse ao Business Insider que o avião realizou "voos autorizados" sobre a cidade em conjunto com unidades de controle aéreo. Pelo menos um jornalista especializado publicou um tweet dizendo que uma missão militar em que a aeronave voa a uma altitude de apenas 900 metros sobe Manhattan não é "normal".
Seeing multiple reports of a USAF C-130 and several Black Hawk helicopters circling low (3,000 feet) over Manhattan.
— Jason Rabinowitz (@AirlineFlyer) 13 de dezembro de 2016
No, that is not normal pic.twitter.com/DaFByrAX3O
"Estou vendo vários relatórios do USAF C-130 e vários helicópteros Black Hawk voando baixo (900m) sobre Manhattan. Não, não é normal."
Lance Ulanoff, colunista da edição Mashable, informou que "ninguém tem nenhuma ideia de que [o C-130] estava fazendo."
The C-130 has departed Manhattan skies and, still, nobody has any idea what it was doing. pic.twitter.com/YrQUtUKC78
— Lance Ulanoff (@LanceUlanoff) 13 de dezembro de 2016
military plane C-130 over New York #myphoto #nyc #c130 PeopleOfEarth #PeopleOfNYC #air #problems #BreakingNews #breaking pic.twitter.com/swtn8q0Uov
— Parvis Rasulov (@ParvisRasulov) 13 de dezembro de 2016
O presidente eleito Donald Trump tem o hotel em Manhattan, e ele manifestou o desejo de fazer de Nova York sua residência temporária durante sua administração. Parece plausível que estes voos foram uma parte dos treinamentos militares para reforçar a segurança em torno da cidade de Nova York, mas a informação oficial não foi precisada.
A video of the plane that's been circling Manhattan pic.twitter.com/Bsj5ANEeW1
— Alp Ozcelik (@alplicable) 13 de dezembro de 2016
A FAA, no entanto, declarou a zona de exclusão aérea sobre a Trump Tower depois de Trump ter vencido as eleições presidenciais. Oficiais dos EUA confirmaram que a missão foi realizada de acordo com um pedido dos serviços secretos de efetuar o mapeamento aéreo do local onde o presidente eleito se encontra atualmente a viver. Missões semelhantes foram realizadas no Texas para o presidente George W. Bush e em Chicago para o presidente Obama.