EUA mais uma vez perdem status de 'maior economia' para a China

© flickr.com / International Monetary FundSede do Fundo Monetário Internacional (FMI)
Sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em paridade de poder de compra (PPC), o Produto Interno Bruto (PIB) da China vai ultrapassar o dos EUA em cerca de US $2,7 trilhões neste ano.

Dragão Vermelho, o símbolo da China - Sputnik Brasil
China aposta em dois acordos de livre comércio alternativos ao TPP dos EUA
Os números provêm de uma recente estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) e ferem o status dos EUA de maior superpotência econômica do mundo. Os economistas preveem que o PIB norte-americano seja de US $18,5 trilhões; já o PIB da China será de US $21,2 trilhões, segundo dados do FMI

A comunidade internacional reconhece cada vez mais a influência econômica de Pequim, evidenciada pela moeda chinesa, o yuan, que se tornou uma das moedas de reserva globais do FMI, além do dólar, euro, iene e a libra esterlina. 

Para que os EUA aumentem sua produção econômica, "uma coisa óbvia apoiada por muitos macroeconomistas, seria a realização de um maior gasto em capital público (pontes, estradas, aeroportos, etc.), incentivando assim, a aplicação de capital privado". Essa política aumentaria o investimento privado, "o que poderia impulsionar o crescimento econômico em longo prazo", disse Sandeep Mazumder, macroeconomista da Universidade Wake Forest norte-americana, à Sputnik Internacional.

O sucesso financeiro da China chamou a atenção do presidente eleito Donald Trump, que, durante sua campanha eleitoral, referiu-se a China como manipulador de moeda e ladra de empregos dos EUA. Já que uma das promessas de Trump prevê "tornar a América rica novamente", tudo indica que as negociações comerciais com a China terão lugar exclusivo na agenda da administração de Trump.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала