- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

MPF faz nova denúncia contra Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato

© Heinrich Aikawa/ Instituto LulaO ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, durante encontro que marca os 10 anos da Lei Maria da Penha
O ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, durante encontro que marca os 10 anos da Lei Maria da Penha - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Força-tarefa da Lava Jato denunciou nesta quinta-feira (15) pela segunda vez o ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula já é reu na ação que investiga a compra de um apartamento triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e a armazenagem de bens.

Os procuradores do Ministério público Federal do Paraná, alegam que Lula recebeu vantagens indevidas em contratos firmados entre a Petrobrás e a construtora Odebrecht, através da compra de um apartamento vizinho ao que mora o ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP), e de um terreno em São Paulo, onde os investigadores acreditam que seria construída a sede do Instituto Lula, porém o projeto não foi adiante. Segundo as investigações da força-tarefa da Lava Jato os gastos com a compra do terreno foram de R$ 12.4 milhões. 

Carta Lula - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Lula, Marisa e Palocci são indiciados pela PF na Lava Jato
Os procuradores afirmam ainda que "Lula é apontado como o responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar", envolvendo o PT, PMDB e PP. Em contrapartida, eram oferecidos cargos públicos e pagamento de propinas. As propinas pagas aos partidos da base do governo petista ultrapassariam a  R$ 75 milhões.

De acordo com os procuradores, os pagamentos ilícitos correspondem a um porcentual de 2% a 3% dos oito contratos celebrados entre a Petrobras e a Odebrecht S/A.

A denúncia foi elaborada com base em depoimentos, documentos apreendidos, dados bancários e fiscais bem como outras informações colhidas ao longo da investigação.

Além do ex-presidente e da ex-primeira dama, Marisa Letícia, também foram denunciadas outras sete pessoas, entre elas o ex-ministro Antônio Palocci Filho,  o advogado de Lula, Roberto Teixeira e o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, que recentemente assinou acordo de delação premiada.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала