O presidente Michel Temer e os ministros da Defesa Raul Jungmann e das Relações Exteriores, José Serra, participam da cerimônia de entrega da Ordem de Rio Branco e da Ordem do Mérito da Defesa aos colombianos e ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. A cidade de Medellín também recebeu a insígnia da Ordem do Cruzeiro do Sul.
De acordo com o Ministro da Defesa Raul Jungmann, os cidadãos colombianos foram incansáveis em prestar o melhor atendimento possível aos brasileiros vítimas do acidente.
"Representa uma justa retribuição pela emocionante solidariedade, o apoio, o carinho, a atenção do povo colombiano com essa tragédia que nos atingiu com a perda de grande parte da equipe da Chapecoense. Representa também um reconhecimento do governo, do presidente Juan Manuel Santos, das autoridades policiais, das Forças Armadas que não mediram esforços, trabalhando noite e dia, dia e noite para que tudo pudesse correr ao tempo e a hora."
A Ordem do Mérito da Defesa é concedida a personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas. A Ordem de Rio Branco é concedida a brasileiros e estrangeiros em reconhecimento a serviços prestados ao Brasil.
No final da noite desta quinta-feira (16), o zagueiro Neto, último brasileiro sobrevivente da queda do avião da Chape e que ainda estava internado na Colômbia, voltou para Chapecó, em Santa Catarina. Ainda na Colômbia, Neto gravou um vídeo agradecendo o apoio dos torcedores.
Helio Neto, jugador del @ChapecoenseReal, nos compartió estas palabras antes de volar a #Brasil. ¡Helio, gracias a ti! #ObrigadoColômbia pic.twitter.com/zAubCOXeg9
— José María Córdova (@AeropuertoMDE) 15 de dezembro de 2016
No aeroporto de Chapecó, os torcedores receberam o jogador com muita emoção. Eles seguravam cartazes com a frase "O campeão voltou."
Já o jogador Alan Ruschel recebeu alta nesta sexta-feira (16), após terminar o tratamento com antibiótico. Em seu Instagram, Alan escreveu que "Os planos de Deus são maiores que os meus, tão grande que eu não posso imaginar. Obrigado a todos pelo carinho, pela força, pelas orações e pensamentos positivos. Seguimos na luta e honraremos aqueles que foram morar com Deus. Pai, peço que ampare seus familiares e que os conforte! Deus, obrigado pela misericórdia deste milagre, o Senhor é maravilhoso. Obrigado!."
Antes, da alta Alan Ruschel foi submetido a uma avaliação ortopédica. Ele, o jornalista Rafael Henzel e o jogador Neto estavam internados no mesmo hospital, em Chapecó. Já o goleiro Follmann, internado em São Paulo, também apresenta melhora e pode ser transferido para Chapecó neste sábado (17).