A China visa conseguir um acordo comercial multilateral que intencionalmente exclui os Estados Unidos, informou a secretária do Comércio dos EUA, Penny Pritzker, em um fórum no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington.
"A China… disse que vai perseguir o alcance de um acordo comercial multilateral e o objetivo é manter os Estados Unidos fora", disse Pritzker na quinta-feira (15). "Isso não é bom para os trabalhadores americanos, isso não é bom para a economia americana, isso não é bom para o poder americano."
Pritzker enfatizou a necessidade de ratificar o acordo comercial da Parceria Trans-Pacífico (TPP) para construir e fortalecer a economia americana, alegando que afastar-se desta parceria só fortalecerá a China.
A administração Obama se comprometeu a obter o acordo ratificado antes de deixar o cargo no próximo mês, mas o Senado provavelmente não votará o TPP até lá.
A eleição de Donald Trump como presidente dos EUA no mês passado provocou incerteza no destino do acordo. Trump ameaçou repetidamente abandonar o TPP, na linha com seu desejo de priorizar o desenvolvimento econômico doméstico em vez do comércio global.