Os militares dos EUA realizaram testes da última versão da Estação Terrestre Tática Conjunta (Joint Tactical Ground Station — JTAGS) que está ligada a satélites de infravermelho colocados no espaço, afirmou o Exército em comunicado de imprensa.
"Os técnicos operacionais militares efetuaram recentemente o primeiro teste operacional dos últimos 20 anos da Estação Terrestre Tática Conjunta (Joint Tactical Ground Station — JTAGS) que comunica com satélites de infravermelho espaciais (Space-Based Infrared System — SBIRS) da Força Aérea dos EUA. O sistema que foi recentemente testado é o de uma nova versão", anunciou na quinta-feira (15) o comunicado.
O novo sistema de JTAGS fornece informações de alerta em tempo real às forças no terreno para facilitar a tomada de medidas de proteção, defesa e operações militares da força, explica o comunicado.
Cinco JTAGS estão instaladas por todo o mundo como parte do Sistema de Eventos Táticos do Comando Estratégico dos EUA. Os soldados do Comando da Defesa Espacial e Antimíssil do Exército dos EUA operam as JTAGS para fornecer apoio aos teatros de operações 24 horas por dia, 7 dias por semana.