Manifestantes bloquearam todas as saídas do prédio nesta sexta, depois da oposição acusar parlamentares governistas de aprovarem ilegalmente, o orçamento para o próximo ano.
Eles teriam feito a votação fora da câmara principal do Parlamento, em uma manobra para minar a participação de opositores que protestavam contra um projeto de lei considerado censura por limitar o acesso de jornalistas ao edifício.
Acesso limitado
Opositores cantaram o hino nacional e gritaram palavras de ordem como "Mídia Livre", "Não à censura" e "Democracia!", em desacordo com o projeto. Com o banimento, jornalistas ficam impedidos de acessarem a câmara principal da Assembleia polaca, embora possam circular pelos salões adjacentes e entrevistarem políticos no local.
Os parlamentares governistas planejam a implementação das novas regras a partir de 1 de janeiro. O líder do partido, Jaroslaw Kaczynski, denunciou a obstrução do parlamento como "vandalismo".
"Não nos permitiremos ser aterrorizados", disse ele.
Ele prometeu avançar com as limitações, dizendo que as mudanças propostas para o acesso à mídia não são diferentes das de muitas outras nações européias.