Potências mundiais chegam a acordo sobre projeto de resolução para evacuação de Aleppo

Vitaly Churkin, representante permanente da Rússia na ONU
Vitaly Churkin, representante permanente da Rússia na ONU - Sputnik Brasil
Nos siga no
A informação foi confirmada pelo embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin. O novo texto será votado amanhã (19), e espera-se que seja aprovado de forma unânime, segundo afirmou a representante dos EUA nas Nações Unidas.

"Esperamos votar unanimamente este texto amanhã às 9h (14h GMT)", disse Samantha Power em entrevista coletiva, depois de mais de três horas de negociações.

Os evacuados do leste de Aleppo desembarcam dos ônibus após sua chegada à cidade de al-Rashideen, que é mantida pelos insurgentes, na Síria, em 15 de dezembro de 2016. - Sputnik Brasil
Damasco condiciona saída dos rebeldes de Aleppo
O Conselho de Segurança da ONU chegou a um acordo neste domingo (18) a respeito do texto de um projeto de resolução sobre a supervisão do processo de evacuação de Aleppo, após a Rússia ter dito que vetaria a proposta anteriormente apresentada pela França.

A resolução elaborada pela França para colocar a evacuação de Aleppo sob a supervisão da ONU era "perigosa e impossível de implementar", segundo disse Churkin, prometendo vetar a iniciativa e colocar novas propostas sobre mesa.

"Na verdade, em certas situações ficamos desapontados que representantes das agências humanitárias da ONU não estavam prontos para a missão de monitoramento. Nós não temos nenhum problema com qualquer tipo de monitoramento. Apoiamos o processo de monitoramento apropriado da ONU. Mas a ideia de que os observadores andariam em meio às ruínas de Aleppo oriental sem treinamento suficiente e sem dar conta do que vai estar acontecendo lá é uma tragédia e uma provocação. Espero que não seja uma provocação propositada", acrescentou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала