Segundo a edição, a China, que antes contava com os motores russos para equipar seus próprios caças de quinta geração J-20, fez um avanço na área de construção de motores, se livrando da dependência da Rússia nesse setor.
A China está se preparando para lançar a produção em série do caça J-11D que, alegadamente, seria uma versão chinesa do Su-23S.
Segundo o especialista, ainda é cedo para dizer que a China deixou de depender dos motores russos, já que os últimos contratos para sua entrega foram firmados em outubro de 2016. Kashin destaca que a China firmou um contrato para compra de um lote de motores D-30KP2 para aviões de transporte Y-20 no valor de 658 milhões de dólares e outro no mesmo valor para a nova versão de motores AL-31F destinada a caças.
"Cabe ressaltar que o J-11D não pode ser considerado como o 'Su-35 chinês'. Esta é uma tentativa independente para aumentar drasticamente as capacidades dos caças pesados que pertencem à gama Su-27", aponta Kashin.
Na opinião do especialista, embora os primeiros J-20 já sejam fornecidos às unidades de treinamento do Exército de Libertação Popular da China, é difícil prever quando estes caças irão alcançar o nível de prontidão para combate.
Kashin assinala que a modernização da frota de caças J-11 continuará sendo uma tarefa bem importante para a China, o que explica o elevado interesse dos chineses em relação à estrutura do caça russo Su-35 e a compra de motores russos que está continuando.