Segundo o jornal Hurriyet Daily News, um homem armado invadiu uma galeria de belas artes, em Ancara, onde estava sendo realizada a exposição "Rússia com os olhos dos turcos". Segundo as fontes da publicação, o ataque aconteceu durante o discurso do embaixador da Rússia, Andrei Karlov.
Segundo a imprensa local, diversos disparos foram realizados. Uma imagem do agressor foi divulgada no twitter.
The alleged gunman who shot Russia's ambassador to Turkey in Ankara https://t.co/oewUhK97JX pic.twitter.com/QEJVAVAdcB
— Haaretz.com (@haaretzcom) 19 de dezembro de 2016
A representante oficial do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, informou que o órgão está preparando um anúncio oficial sobre o incidente.
Por enquanto a imprensa têm divulgado informações contraditórias sobre o embaixador ferido. CNN Tuquia divulgou que o Karpov ainda está na galeria e que a polícia iniciou uma troca de tiros com o seu agressor. Antes disso, Hurriet havia publicado que o Karpov já teria sido hospitalizado.
Hurriyet divulgou uma foto do incidente em sua conta no Twitter.
Ankara'da Rus büyükelçinin vurulmasının ardından sanat merkezinde operasyon sürüyor, 15-20 el silah sesi duyulduhttps://t.co/UU8dZVz6N8 pic.twitter.com/aQYmHaDfA4
— Hurriyet.com.tr (@Hurriyet) 19 de dezembro de 2016
TV turca informou que haveria mais três feridos.
O ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou o ferimento do embaixador. Segundo o órgão, o diplomata está sendo atendido no local e ainda não foi removido para o hospital.
O ataque aconteceu um dia antes da visita do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, a Moscou, onde está agendada uma reunião sobre a Síria com seus colegas russo e iraniano.
A RT publicou uma foto de Andrei Karlov, momentos antes do ataque.
PHOTO: Russian ambassador to Turkey #Karlov right before attack in Ankara https://t.co/oHK7ihF7ey pic.twitter.com/BycjUQn0KW
— RT (@RT_com) 19 de dezembro de 2016