A empresa está ainda desenvolvendo de maneira ativa máquinas agrícolas não pilotadas. Um dos maiores avanços tecnológicos da Rostselmash é a criação do sistema inovador Agrotronic, que permite realizar o monitoramento remoto e controlar todas as operações de máquinas agrícolas. Em 2016 a empresa finalizou a elaboração do sistema multidimensional de debulha (5D) da ceifeira-debulhadora RSM 161, que aumenta em 18 por cento a sua eficiência.
Darmov ressalta que a Rostselmash trata com respeito seus concorrentes, as empresas estrangeiras de fabricação de equipamentos agrícolas, pois todas elas servem para cumprir o mesmo objetivo – garantir a segurança agrícola mundial.
"O equipamento da Rostselmash é diferente por ter a melhor relação entre qualidade e preço, sempre temos máquinas equilibradas, que são um produto bom e moderno. E há mais um fator – a produtividade dos nossos equipamentos é sempre maior do que está previsto tecnicamente. Superamos as expectativas em termos de produtividade. Hoje a empresa controla cerca de 21 por cento do mercado mundial de máquinas de colheita agrícola", conta o diretor.
Darmov destaca que, durante os últimos quatro anos, as exportações da Rostselmash cresceram 21 por cento anualmente. Em 2016 a empresa entrou nos mercados da Eslováquia e Croácia. Até o final da década, a atenção será focada nas regiões do Oriente Médio, do Sudeste Asiático e da África. Em 2017 a Rostselmash pretende estar presente na Europa, África e nos países da Ásia.
"Apesar disso, temos interesse potencial nesses países, vários projetos estão sendo constantemente examinados. Assim, recentemente, analisamos mais um projeto com a Argentina e o Uruguai. Em perspectiva, vamos fornecer de maneira ativa nossos equipamentos para esse continente também", destaca Darmov.
Ele explica que as sanções não afetaram a produção da Rostselmash e que hoje os equipamentos agrícolas da empresa ultrapassam seus análogos estrangeiros em vários parâmetros – em termos de produtividade, custos, relação qualidade/preço. É por isso que os agricultores preferem a Rostselmash e compram com prazer seus produtos, diz Darmov.
"Quanto ao desenvolvimento do setor, a previsão é positiva. Se a situação macroeconômica e política se mantiver, avaliamos as perspectivas positivamente, tanto na produção agrícola, como na indústria de máquinas agrícolas", conclui o diretor de marketing da Rostselmash.
Atualmente a empresa conta com 24 tipos de equipamentos agrícolas em 150 modelos e modificações. Seus produtos são exportados a 34 países do mundo. Em 2016 a empresa produziu mais de seis séries de ceifeiras-debulhadoras, três séries de colheitadeiras de forragem, três séries de tratores, pulverizadores, equipamentos para semeadura e plantio, entre vários outros modelos.