De acordo com o Gerente de Operações da ANAC, Marcelo Lima cerca de 300 servidores da Agência estão trabalhando em turnos para reforçar a fiscalização em 13 aeroportos do país até o dia 8 de janeiro.
"O trabalho dessa equipe é fiscalizar o direito dos passageiros, acessibilidade e também dar informação aos passageiros, caso eles tenham alguma dúvida sobre seus direitos ou deveres."
Por causa da grande movimentação nos aeroportos de chegada e partida para as festas de fim de ano, a ANAC alerta que os passageiros devem se programar para chegar ao aeroporto com antecedência, especialmente porque essa será a primeira alta temporada com a vigência dos novos procedimentos de inspeção para embarque (Raios-X). É preciso se informar sobre os objetos que são proibidos na bagagem de mão.
É importante salientar que o horário de fechamento do check-in pode variar de uma companhia para outra e de voo doméstico para o internacional.
Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.
Acompanhe no vídeo abaixo os novos direitos e deveres dos passageiros, segundo a ANAC.