Relatório dos EUA diz que Snowden continua em contato com serviços de inteligência russos

© REUTERS / Glenn Greenwald/Laura Poitras/Courtesy of the Guardian/Handout via Reuters Edward Snowden
Edward Snowden - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Edward Snowden, "teve e continua tendo contato" com os serviços de inteligência russos, segundo informações do relatório de uma comissão da Câmara dos Representantes norte-americana. Snowden afirmou que relatório é "falso".

Imagem de Edward Snowden durante uma videoconferência - Sputnik Brasil
Snowden garante não temer ser entregue aos EUA pela Rússia
De acordo com o novo material divulgado na última quinta-feira (22), o Pentágono encontrou 13 problemas de segurança de "alto risco" causados pela divulgação por parte de Snowden de dezenas de milhares de documentos da agência norte-americana. 

De acordo com o relatório, se os chineses ou russos obterem acesso a materiais relacionados a essas questões "as tropas dos EUA enfrentarão um risco maior em qualquer conflito futuro".

"A comissão continua preocupada que mais de três anos após o início da divulgação não autorizada, a NSA e a CI (Comunidade de Inteligência) como um todo, não fizeram o suficiente para reduzir ao mínimo o risco de outra divulgação não autorizada maciça", diz o documento.

Edward Snowden, por sua vez, fez uma série de postagens em sua página do Twitter nesta quinta-feira (22) negando a informação de manter contato com a inteligência russa, refutando diversos pontos do relatório, que, segundo ele, foram construídos sem quaisquer evidências. 

​Em junho de 2013, Snowden revelou documentos confidenciais sobre os programas de espionagem global do governo dos EUA e do Reino Unido. 

Após revelar os documentos para o The Guardian e Washington Post de Hong Kong, Snowden pretendia ir para a América Latina através de uma escala em Moscou, onde passou semanas na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, conseguindo somente em agosto de 2013 uma permissão para residir na Rússia. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала