De acordo com o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha (onde o fundador do Partido Socialista está internado), Jorge Barata, a situação clínica de Soares agravou-se subitamente.
“O Hospital da Cruz Vermelha informa que o estado de saúde do Presidente da República Mário Soares se agravou subitamente, pelas 11h00 desta manhã, na sequência de um episódio agudo que levou a equipe clínica que o acompanha a transferi-lo novamente para a unidade de cuidados intensivos deste hospital. O estado de saúde de Mário Soares é crítico e o prognóstico, reservado", afirmou Barata.
O primeiro-ministro português, António Costa, e o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa estiveram no local para apoiar os familiares de Soares.
O ex-presidente foi transferido na quinta-feira (22) para internamento em regime reservado do Hospital da Cruz Vermelha, após apresentar ligeira melhora e responder a perguntas. Na ocasião, o hospital anunciou que Mário Soares “manter-se-á sob vigilância continuada a cargo da equipa clínica multidisciplinar que o acompanhou na Unidade de Cuidados Intensivos”.