Em 23 de dezembro, Thae Yong-ho, ex-embaixador da Coreia do Norte em Londres, disse ao Comitê Parlamentar da Inteligência da Coreia do Sul que Pyongyang enviou documentos para missões no exterior sobre realização do sexto e sétimo teste nuclear para o ano que vem, informou a KBS.
"Em particular, trata-se do preparo quanto à realização de teste nuclear durante as eleições presidenciais na Coreia do Sul", cita The Korea Times as palavras de Thae que se referem a declarações de deputados do país.
Thae desertou para a Coreia do Sul em julho, tornando-se maior figura diplomata a fazê-lo. Essa foi a sua primeira aparência em público.
Thae comunicou que a Coreia do Norte aguarda mudanças:
"Pyongyang espera que as dúvidas sobre a ineficiência das sanções contra a Coreia do Norte ganhem força em breve. Além disso, [a Coreia do Norte] almeja que a Coreia do Sul mude sua política interior", The Korea Times cita as palavras do membro do Parlamento da Coreia do Sul.
A Coreia do Norte efetuou o seu quinto teste nuclear em Setembro. As negociações internacionais sobre o fim do programa nuclear, que inclui a Coreia do Norte, Coreia do Sul, Rússia, Japão e EUA, estão sendo realizadas desde 2008.