O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se referiu à ONU como "muito triste", ao comentar aprovação da resolução do Conselho de Segurança que proibiu Israel de construir assentamentos em territórios palestinos, apesar da pressão israelense e de Donald Trump para que Washington fizesse o uso do veto.
"As Nações Unidas têm um potencial tão grande, mas agora é apenas um clube para pessoas se reunirem, conversarem e passarem um bom tempo. Muito triste", disse Trump em publicação no Twitter.
Anteriormente, o republicano já havia se manifestado contra a decisão da ONU, afirmando que a resolução contra os assentamentos israelenses dificultaria as negociações de paz no Oriente Médio.
Parceiros históricos de Israel, os Estados Unidos surpreenderam ao não utilizar o uso do veto na votação do projeto, que passou com 14 votos a favor e uma abstenção.
Anteriormente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que teve promessas de congressistas e membros da futura administração presidencial de Donald Trump de que os EUA iam usar todos os meios para reverter resolução contra os assentamentos israelenses.