O ensemble era muito famoso não só na Rússia, mas também no estrangeiro, inclusive na China. Os músicos realizaram várias tournées artísticas no país asiático.
"Na China é bem conhecida e apreciada a contribuição do grupo de canto e dança Aleksandrov para a intensificação das trocas culturais entre os nossos países", refere um comunicado da Embaixada chinesa na Rússia, enviada no domingo ao Ministério das Relações Exteriores russo.
No dia de luto nacional, assinalado nesta segunda-feira (26), a TV chinesa divulgou uma declaração do presidente do país, Xi Jinping, endereçada ao homólogo russo Vladimir Putin.
"Em nome do governo da China, do povo chinês e de mim pessoalmente, a propósito deste acontecimento trágico, expresso sinceras condolências às famílias dos que faleceram", foi divulgado.
De acordo com Wang Guilan, o ensemble não era só o coletivo musical mais profissional na Rússia, mas também o coletivo artístico de maior classe no mundo.
"Quando o Ensemble Aleksandrov veio à China, eles cantaram as populares canções chinesas, 'O Leste é Vermelho', 'Flor de Jasmim' e outras," contou ela.
Falando com a Sputnik China, Wang Guilan informou que o fato de entre as vítimas da catástrofe estarem artistas eminentes suscita grande pesar e comoção em todo o mundo.
"As suas vozes e sorrisos continuarão para sempre nos nossos corações!", disse.
Li Guiyou, ex-diretor do lado chinês do Instituto Confúcio partilhou com a Sputnik China que a maioria dos chineses conhecia as canções do Ensemble Aleksandrov:
"Este ensemble não precisa de apresentações. Ele é bem conhecido na Rússia e em uma série de países. A maioria dos chineses ouviu falar das canções deste grupo pela televisão ou rádio, muitos assistiram concertos dele, quando o coletivo fez uma tournée artística pela China," disse.
O acidente aéreo com Tu-154 russo teve lugar na manhã de domingo (26). Segundo o Ministério da Defesa russo, a bordo seguiram 92 pessoas. Ninguém sobreviveu.