De acordo com um comunicado publicado hoje pelo serviço de imprensa da Força Tarefa Conjunta Combinada, 12 desses ataques foram realizados em território sírio, sendo nove perto da cidade de Raqqa, considerada a capital da organização terrorista no país.
Near Ar Raqqah #CJTFOIR destroyed 6 #Daesh VBIEDS. MORE: https://t.co/RFkEkOD9FV @CENTCOM @DeptofDefense @Defense_Iraq pic.twitter.com/JnrkEM4ch8
— Inherent Resolve (@CJTFOIR) 27 de dezembro de 2016
Nos arredores de Raqqa, a coalizão afirma ter destruído seis carros-bomba, três veículos táticos, uma ponte, uma posição de combate e um esconderijo de suprimentos. Perto de Abu Kamal, teria sido destruída uma boca de poço de petróleo e, em Ayn Isa, outras duas posições de combate foram atingidas.
Já no Iraque, os quatro ataques derrubaram prédios utilizados pelos terroristas, destruíram carros, depósitos de armas, um posto de observação, uma ponte e danificaram rotas de suprimento e um túnel.
A coalizão formada pelos EUA e mais de 60 países vem realizando missões militares no Iraque e na Síria desde 2014, sendo que as ações em território sírio não são autorizadas pelo governo local nem pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.