Um satélite da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) conseguiu tirar uma foto do fenômeno. O sensor Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS), com o sistema DNB (day-night band), instalado a bordo de um satélite, capturou a aurora boreal sobre as províncias canadenses de Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Nunavut e Territórios do Noroeste.
Stunning image of an igloo under the northern lights, taken in Yellowknife, Canada ❤️ pic.twitter.com/VekZhFyFQX
— CEWE Photoworld (@cewephotoworld) 27 de dezembro de 2016
O DNB é capaz de detectar fenômenos como "auroras boreais, luminescências atmosféricas e de gás e luz refletida da Lua" e criar imagens de luzes no céu noturno, informou a NASA.
Northern Lights over Vancouver, British Columbia, Canada pic.twitter.com/OxHAkqsnbc
— World Travel (@travel) 23 de dezembro de 2016
A NASA explicou: "O sensor detectou as emissões de luz visíveis como partículas energéticas a "cair" da magnetosfera da Terra em direção às camadas superiores da atmosfera".
© NASA . Observatório de Terra da NASA/Jesse AllenImagem da aurora boreal sobre o Canada de 22 de dezembro tirada pelo satélite da NASA que usa o sensor Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS)
Imagem da aurora boreal sobre o Canada de 22 de dezembro tirada pelo satélite da NASA que usa o sensor Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS)
© NASA . Observatório de Terra da NASA/Jesse Allen