Esta iniciativa foi publicada na página do movimento do Facebook e já recebeu apoio. Representantes do grupo até elaboraram modelos para futuros desenhos.
O autor da ideia, Neven Djenadija, espera que a sua iniciativa seja posta em prática.
"Quando soube que a Sérvia compraria os MiGs, a primeira coisa que veio a minha cabeça foi o fato dos nossos pilotos terem dado suas vidas de forma heroica pela pátria, em 1999, durante bombardeamentos da OTAN, tendo o mau funcionamento [do equipamento] como principal causa das mortes. Esse episódio é triste, mas ele nos deu lições marcantes e corajosas de como lutar pelo seu país", disse Djenadija ao portal de notícias Life.ru.
"Acreditamos que as pinturas nos MiGs é o mínimo que pode ser feito para homenagear a memória dos nossos heróis que deram suas vidas para não ceder o céu da Síria aos agressores. Quanto aos próprios aviões, é considerado que o acordo merece mais atenção na mídia e possui grande importância. Esta é a primeira vez desde 1987, ou seja, desde os tempos da Iugoslávia, que compramos caças. Queria destacar, em especial, que depois do conserto, receberemos caças de quarta geração e, com efeito, somente a Rússia e os EUA possuem caças de quinta geração", disse Ristic, acrescentando que os MiGs russos, além de proteger o espaço aéreo sírio, conseguirão repelir qualquer agressão.