“Ela [ONU] tem um potencial tão grandioso, mas ela não o justifica. Vocês veem a ONU resolvendo problemas? Ela não os soluciona, ela os cria. Se ela começar a justificar o seu potencial, será ótimo, mas, se não, será um gasto de tempo e dinheiro”, disse Trump durante uma entrevista coletiva na Flórida.
A declaração do presidente eleito foi transmitida ao vivo nos EUA pelo canal de televisão CNN.
Trump já havia lamentado a suposta baixa eficiência das Nações Unidas. Em sua conta oficial no Twitter, ele escreveu que “a ONU tem um enorme potencial, mas no momento não passa de um clube, que serve para as pessoas se reunirem, conversarem e passarem bem o tempo. Que triste!”. Ele destacou, no entanto, que “tudo irá mudar depois de 20 de janeiro”, quando ele assumir a presidência dos EUA.
Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou um resolução condenando a atividade expansionista de Israel. Os EUA se recusaram a bloquear o projeto e se abstiveram da votação, fazendo com que a atual administração Barack Obama virasse alvo de críticas por parte dos republicanos e do presidente eleito Donald Trump.