A boato da morte espalhou-se pela rede social depois que os perfis @BBCNewsUKI e @BBCNewsUKk (já suspensos), twittaram: "ÚLTIMA HORA: Palácio de Buckingham anuncia a morte da rainha Elizabeth II aos 90 anos. Circunstâncias são desconhecidas e mais informações em breve".
There are fake BBC Twitter accounts claiming that Queen Elizabeth has died. It’s a hoax. Pls don’t RT them. pic.twitter.com/w5gXACf1I1
— Craig Silverman (@CraigSilverman) 29 de dezembro de 2016
Sem perceber a autenticidade, a informação acabou sendo replicada por milhares de pessoas, inclusive o o embaixador francês nos Estados Unidos, Gérard Araud. Ele se desculpou pelo incidente pouco depois, apagando todos os tweets relacionados à garfe.
Não foi a primeira vez que um boato da morte de Elizabeth causou rebuliço. Em 2015, o perfil de afiliadas da rede de notícias CNN também divulgou a informação, se desculpando logo em seguida:
Affiliates, please disregard our previous tweet about Queen Elizabeth. It was sent in error.
— CNN Newsource (@CNNNewsource) 3 de junho de 2015
Afiliados, por favor desconsidere nosso tweet anterior sobre a Rainha Elizabeth. Foi enviado por engano.
O estado de saúde da rainha pode ajudado a alimentar os rumores. Na semana passada, o Palácio de Buckingham informou que a monarca não compareceria à tradicional missa de Natal em Sandringham, na Inglaterra. Foi a primeira ausência de Elizabeth II em 30 anos.