O tweet inclui a imagem de um "pato coxo". "Pato coxo" [Lame duck, em inglês] é um termo informal que se aplica a um presidente que se prepara para deixar o cargo, quando o seu poder e influência já são reduzidos. Fora do contexto, as acepções da palavra ‘lame' têm conotações na maior parte negativas — é traduzida como "desastroso", "fútil", "miserável".
President Obama expels 35 🇷🇺 diplomats in Cold War deja vu. As everybody, incl 🇺🇸 people, will be glad to see the last of this hapless Adm. pic.twitter.com/mleqA16H8D
— Russian Embassy, UK (@RussianEmbassy) 29 de dezembro de 2016
"A Rússia se riu da posição do "pato coxo" Barack Obama depois de os EUA aprovarem novas sanções", escreve o The Washington Times.
"A Embaixada russa acabou de responder às sanções dos EUA com um meme. Sério", escreve o Mashable.
The Independent assinalou que a resposta russa à decisão de deportar os diplomatas foi "rápida e divertida".
Os Estados Unidos impuseram na quinta-feira (29) novas sanções contra algumas entidades e políticos russos, acusando Moscou de tentar influenciar os resultados das recentes eleições norte-americanas. Foi anunciada a expulsão de 35 diplomatas russos, que o presidente Barack Obama chamou de "oficiais da inteligência russa". O líder norte-americano não concedeu qualquer evidência disso.
Além da imagem do pato, o tweet da Embaixada chama as ações das autoridades dos EUA o "dejà vu da Guerra Fria".
"Como todo mundo, incluindo os americanos, nós ficaremos felizes de ver o fim desta administração falhada", diz o tweet.