A cidade, situada na extremidade do deserto de Gobi, foi construída secretamente pelo governo chinês em 1950 para abrigar as instalações que alegadamente fabricam a primeira bomba nuclear no país durante o auge da Guerra Fria.
#nuclearwar — China's top-secret desert town known only as '404': Lost city that was built… https://t.co/wKFzHcZ568 — -#worldwar3 #ww3 pic.twitter.com/yqiSh6wnm7
— Nuclear War News (@nukewarnews) 31 de dezembro de 2016
O número 404, como foi "batizada" a cidade, vem do código de identificação da usina nuclear construída em seu território.
De acordo com Li Yang, com quem o jornal britânico The Daily Mail falou e que afirma ter nascido na cidade 404, lá não havia ônibus, táxis ou até mesmo semáforos porque se podia "chegar de um lado a outro em 15 minutos." A cidade ocupava uma área de pouco mais de 2 quilômetros quadrados.
404: China’s Abandoned Nuclear City | By @sixthtone How a remote corner of Gansu became China’s atom bomb base. https://t.co/FAuTEK79UY pic.twitter.com/Ltv8DQfIUo
— David Paulk 波大卫 (@davidpaulk) 20 de outubro de 2016
Em 2005, as autoridades chinesas transferiram todos os residentes para outras localidades no deserto de Gobi. A cidade está abandonada desde então.