"Foi detectado o movimento de três caminhões Kamaz com munições a partir do povoado de Artyomovsk em direção ao povoado de Luganskoe [linha da frente ]", disse Marochko.
Entretanto, a inteligência da autoproclamada República Popular de Donetsk detectou sistemas de fogo reativo e sistemas de artilharia de grande calibre das forças ucranianas em regiões próximas da linha da frente, disse aos jornalistas o vice-chefe do comando operacional da república, Eduard Basurin.
"Em Elizavetovka, a18 km da linha da frente, foi detectada a chegada de lançadores múltiplos de foguetes Uragan. Em Starognatovka, a 4,5 km da linha da frente, detectamos a chegada de dois obuses autopropulsados Akatsia com calibre de 152 mm. Os dados sobre estas violações dos acordos de Minsk foram passados para <…> a missão de OSCE", disse.
Em abril de 2014, as autoridades ucranianas começaram uma operação militar contra as repúblicas autoproclamadas de Lugansk e Donetsk que tinham declarado sua independência após o golpe de Estado na Ucrânia em fevereiro de 2014. Segundo os dados mais recentes da ONU, o conflito já deixou 9,7 mil vítimas.