Segundo Xi Jinping, graças aos esforços conjuntos, os BRICS atingiram nos anos da sua existência êxitos significativos na economia, política, área humanitária. Declarou também que o BRICS leva a prosperidade a todos os países-membros, contribui para o crescimento econômico mundial bem como para a democratização das relações internacionais.
"Olhando para o futuro, julgo que a cooperação dos países BRICS atingirá um progresso ainda maior, os BRICS irão desempenhar um papel ainda maior nos assuntos internacionais. Sendo presidente do BRICS em 2017, a China espera que, em conjunto os países-membros, os BRICS aprofundem relações de parceria, abram o caminho para o futuro mais próspero, unam os consensos de cooperação, preparem um plano de cooperação", disse Xi Jinping.
O presidente chinês disse ainda que a 9ª cúpula do BRICS na cidade de Xiamen em setembro de 2017 ajudará a aprofundar a cooperação prática dos países, permitirá aos países se oporem aos desafios, ajudará a desenvolver a cooperação cultural dos países e criar relações de parceria mais amplas.
Mais cedo, o embaixador chinês na Rússia, Li Hui, disse que a China considera a cúpula dos BRICS de 2017 como uma plataforma para planejar as perspectivas de desenvolvimento e alargar as áreas de cooperação.