Anteriormente, foi divulgado pela mídia que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse durante o discurso de Ano Novo que Pyongyang está se preparando para testar um míssil balístico intercontinental. Foi relatado também que ele prometeu "punir os inimigos do país", reforçando a capacidade militar, se os EUA e a Coreia do Sul não desistirem de realizar seus exercícios militares.
"A Coreia do Norte disse que está nos estágios finais do desenvolvimento de armas nucleares, capazes de atingir o território dos EUA. Isso não vai acontecer!", escreveu Trump escreveu em seu Twitter.
North Korea just stated that it is in the final stages of developing a nuclear weapon capable of reaching parts of the U.S. It won't happen!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 2 de janeiro de 2017
De acordo com Kim Jong-un, "a Coreia do Norte progrediu muito como potência nuclear e militar, impulsionada pelo sucesso dos dois testes nucleares do país no ano passado".
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos alertou a Coreia do Norte sobre suas "ações provocativas", em resposta ao anúncio do próximo teste de um novo míssil balístico intercontinental feito pelos norte-coreanos. No comunicado, citado pela AFP, as autoridades militares norte-americanas fazem um apelo a "todos os países" para que reajam.