Líder da Crimeia sobre manifestação nacionalista: 'É uma tradição de triste memória'

© Sputnik / Andrei Voloshin / Acessar o banco de imagensMarcha de nacionalistas em Kiev (foto de arquivo)
Marcha de nacionalistas em Kiev (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os festejos dedicados a Stepan Bandera na Ucrânia em 1 de janeiro tornaram-se uma péssima tradição para o país, que mina as instituições políticas no país e destrói a sua imagem no mundo, disse o primeiro-ministro da Crimeia.

O chefe da República russa da Crimeia Sergei Aksyonov partilhou desta opinião na sua página de Facebook.

Na tarde de domingo (1) milhares de apoiadores do partido nacionalista ucraniano Svoboda realizaram, como é costume, uma marcha com tochas na cidade ucraniana de Odessa (no vídeo) e na capital do país, Kiev, em homenagem ao 108.º aniversário de Stepan Bandera, chefe do braço armado da Organização dos Nacionalistas Ucranianos.

"O Ano Novo na Ucrânia, de acordo com uma tradição de triste memória dos anos recentes, começa com festejos do aniversário do nazista e verdugo Bandera. Os seus descendentes ideológicos continuam destruindo as instituições políticas ucranianas e a destruir a imagem internacional deste país", escreveu.

​Akysonov fez lembrar também na sua postagem que, em dezembro do ano passado, a Polônia exigiu, em forma de ultimato, à liderança ucraniana que cancelasse os festejos dos 75 anos do Exército  Insurreto Ucraniano (a organização é proibida na Rússia). A decisão foi tomada pelo lado polonês após reconhecer as ações desta organização como genocídio contra os poloneses.

A marcha deste ano passou sem incidentes, segundo divulgou a assessoria de imprensa da polícia ucraniana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала