"Desde o momento do reconhecimento da independência da Ucrânia, os EUA continuam sendo um parceiro estratégico de confiança da Ucrânia, tanto ao nível bilateral quanto no âmbito das organizações internacionais. Os dois países têm uma verdadeira parceria democrática, no âmbito do qual os EUA continuam nos ajudando no desenvolvimento da sociedade civil, na economia e na segurança do nosso país", cita o serviço de imprensa a mensagem do presidente ucraniano por ocasião do 25º aniversário das relações diplomáticas entre a Ucrânia e os EUA.
Poroshenko destaca que o seu país, ao tomar no início dos anos 1990 a decisão difícil de abdicar das armas nucleares, bem como de um grande número de armamentos e reservas de urânio, contava com as garantias de segurança por parte dos EUA.
Ele agradeceu os EUA pelo "apoio à soberania e integridade da Ucrânia nos tempos difíceis".
O presidente ucraniano também assegurou a sua intenção firme de continuar desenvolvendo as relações estratégicas com os Estados Unidos, com vista ao aprofundamento da colaboração multilateral nos assuntos políticos, humanitários e de segurança.