Procurando a excelência: Cópias dos rifles Kalashnikov

© AFP 2023 / LUIS ACOSTAUm policial colombiano com feito na Colômbia desenhado em Israel rifle de assalto ACE durante a exposição Expodefence Fair 2015 (30 de novembro de 2015)
Um policial colombiano com feito na Colômbia desenhado em Israel rifle de assalto ACE durante a exposição Expodefence Fair 2015 (30 de novembro de 2015) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O século XX viu uma série de tentativas de produtores de armas de vários países de copiar o lendário rifle de assalto Kalashnikov. A Sputnik decidiu olhar para algumas destas tentativas.

Rifle AK-12 (5,45mm) de cano liso e carregamento automático (à esquerda) e o fuzil semiautomático Saiga-12 versão 340 (12K) no fórum técnico-militar EXÉRCITO 2015 internacional em Kubinka - Sputnik Brasil
Testes do novo fuzil de assalto AK-12 podem terminar em janeiro
Na era da União Soviética, os países aliados, tais como a República Democrática Alemã, a Hungria, a Polônia ou a Romênia, produziram as suas versões da arma. As cópias se pareciam muito com o original, mas tinham elementos de design diferentes, segundo destacou o site russo Lenta.ru.

Por exemplo, o rifle de assalto romeno AIM era a versão de 1965 do soviético AKM, sucessor de AK-47 produzido em 1959. Esta cópia, produzida por licença e com pequenas modernizações, foi também exportada internacionalmente.

O AIM foi equipado com um punho vertical adicional, que permitia maior capacidade de controlo da arma durante os disparos automáticos.

© Foto / Domínio Público da WikipediaSoldado romeno com rifle AIM (nome para exportações), chamado de PM na Polônia, modelo 63/65 (Foto de arquivo de 1989)
Soldado romeno com rifle AIM (nome para exportações), chamado de  PM na Polônia, modelo 63/65 (Foto de arquivo de 1989) - Sputnik Brasil
Soldado romeno com rifle AIM (nome para exportações), chamado de PM na Polônia, modelo 63/65 (Foto de arquivo de 1989)
Outra versão do AK-47 foi a polonesa, chamada Kbk wz. 1988 Tantal. O AK-47 substituiu o AKM em 1974, visando torná-lo mais leve e mais moderno.

© Foto / Artur Wagner/Remigiusz Wilk (REMOV)Rifle polonês Kbk wz. 1988 Tantal
Rifle polonês Kbk wz. 1988 Tantal - Sputnik Brasil
Rifle polonês Kbk wz. 1988 Tantal
Infelizmente, o seu mecanismo de disparo mais complicado, que, para além dos regimes semi- ou completamente automático, permitia também três disparos múltiplos seguidos, levou a uma menor fiabilidade porque encravava frequentemente e disparava sem controlo.

Em meados dos anos 1990, as Forças de Defesa da Finlândia introduziram o RK 95 TP, uma arma operada a gás que usou o sistema operativo baseado no Kalashnikov, de cano longo a gás, junto ao fixador do carregador, tal como nos Kalashnikov. 

© Foto / Domínio Público da WikipediaUm fuzilheiro naval com rifle de assalto RK 95 TP
Um fuzilheiro naval com rifle de assalto RK 95 TP - Sputnik Brasil
Um fuzilheiro naval com rifle de assalto RK 95 TP
O site russo acredita que a melhor cópia de Kalashnikov é o RK 95 TP finlandês, mas ainda existe outra da produção na Finlândia – o Valmet Rk.62.

Esta versão foi produzida por Yisrael Galil e Yaacov Lior nos finais de anos 1960.

​Os rifles da família Galil são armas de fogo seletivas operadas por um sistema de pistões de gás inspirado nas armas Kalashnikov, mas não têm regulador.

O modelo Galil ACE 32 usou o design e material modernizado para aumentar a precisão de tiro, diminuindo ao mesmo tempo o peso, sem perder a ergonomia e facilidade de uso e confiabilidade, em condições de combate.

© AFP 2023 / ERNESTO BENAVIDESUm soldado durante treinamentos com rifle Galil em Lima (12 de outubro, 2011)
Um soldado durante treinamentos com rifle Galil em Lima (12 de outubro, 2011) - Sputnik Brasil
Um soldado durante treinamentos com rifle Galil em Lima (12 de outubro, 2011)
Assim, não é surpreendente que os rifles da família Galil estejam sendo usados por militares e forças da polícia em 25 países. 

A África do Sul é mais um país que tem a sua própria cópia dos Kalashnikov – o Vektor CR-21.  A arma foi criada para substituir o rifle R4, usado atualmente pelas Forças da Defesa Nacional da África do Sul.

© Foto / Youtube / Vickers TacticalRifle de assalto Vektor CR-21 Bullpup
Rifle de assalto Vektor CR-21 Bullpup - Sputnik Brasil
Rifle de assalto Vektor CR-21 Bullpup
A versão sul-africana usa a versão ligeiramente modificada do sistema inspirado nos Kalashnikov e aplicado nos R4, conhecido pela sua fiabilidade e peso relativamente baixo. Divulgada pela primeira vez em 1997, a arma usa a famosa configuração "bullpup". Isso permite que o rifle não ultrapasse o tamanho de uma típica carabina e consiga ao mesmo tempo uma velocidade de disparo dos rifles de assalto maiores.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала