Foram entregues à Riad os presos Salem Ahmad Hadi ben Kanad, Sadiq Abu Ghanim, Abdullah Yahya Yousif Al-Shibli e Muhammad Ali Abdallah Bvazir.
Salem Ahmad Hadi ben Kanad ficou detido em Guantánamo uma década e meia sem passar por qualquer tipo de processo judicial ou receber alguma acusação. Ele foi colocado sob custódia pelos EUA em 2002 no Afeganistão. Segundo dados das autoridades norte-americanas, ben Kanad chegou ao Afeganistão a partir do Iêmen para combater ao lado do Talibã contra a OTAN, que apoiava os EUA.
De acordo com informações da agência Reuters, até a posse do presidente eleito Donald Trump, em 20 de janeito, planeja-se transferir cerca de 19 detidos para pelo menos quatro países, incluindo Arábia Saudita, Itália, Omã e Emirados Árabes.
O fechamento da prisão de Guantánamo foi uma das principais promessas da campanha de Barack Obama em 2008, quando concorria ao seu primeiro mandato na presidência.
Ele não conseguiu concluir o pleno fechamento da prisão por conta da resistência do Congresso, mas durante a sua presidência o número de detido em Guantánamo caiu de 242 para 55 pessoas.