"Espera-se que o presidente eleito, Donald Trump, anuncie o ex-senador republicano Dan Coats como seu diretor nacional de inteligência", destacou o Washington Post, citando fontes da equipe de transição de governo. A mesma informação foi veiculada mais cedo pelo New York Times e, mais recentemente, pela Associated Press.
BREAKING: AP Source: Trump selects former Indiana Sen. Dan Coats as director of national intelligence.
— The Associated Press (@AP) 5 de janeiro de 2017
Se confirmada a escolha, ele substituirá o polêmico James Clapper, que vem mantendo uma agenda de ataques contra a Rússia, sendo um dos principais defensores da tese de que o Kremlin estaria por trás de ataques cibernéticos contra os EUA com o objetivo de prejudicar o processo eleitoral norte-americano.
Dan Coats foi senador pelo estado de Indiana entre os anos de 1989 e 1999 e, depois, de 2011 a 2017. Entre 2001 e 2005, serviu como embaixador dos EUA em Berlim, onde pressionou fortemente o governo alemão para não se opor à Guerra do Iraque, afirmando que um posicionamento contrário ao da Casa Branca poderia deteriorar as relações entre os dois países. Antes de retornar ao senado, ele ainda trabalhou como lobista em Washington, D.C.