Conforme se pode ver nas fotos, os vagões plataforma com os novos tanques a bordo se encontram na estação da província chinesa de Guangxi, informa o portal militar Jane's.
#ZTQ #light #tank with 105mm cannon now in service with the #Chinese #armed #forces Read https://t.co/Qy2jp8SFph pic.twitter.com/pvqDs6DtwA
— Army Recognition (@ArmyRecognition) 4 de janeiro de 2017
Em janeiro de 2016, o site chinês Sina publicou um relatório sobre o novo carro de combate leve para o EPL. Conforme descrito no documento, a tripulação do blindado é de 4 pessoas. Seu peso é de cerca de 35 toneladas.
No fanfare or celebration, the new ZTQ 105mm light #tank is now in service with the #PLA https://t.co/GlAbFGKwT6 pic.twitter.com/TYf3uJfSHY
— China Commentary (@ChinaCommentary) 3 de janeiro de 2017
No entanto, devido ao sistema de carga automática de seu canhão principal de 105 mm, o número de tripulantes se reduziria a 3. Entre as munições utilizadas pelo canhão se destacam os mísseis antitanque de tungstênio capazes de perfurar até 500 mm de blindagem.
Além disso, os observadores externos concordam que os equipamentos óticos do comandante poderão ser iguais aos do tanque de combate principal modelo T-99A2.
Chinese #tank comparison:
— Tom Antonov (@Tom_Antonov) 23 de janeiro de 2016
— Type 99
— Type 99A
— the new 'ZTQ Light Tank' with 105 mm gun#China pic.twitter.com/SnVmlkBoF1
Finalmente, a torre do tanque tem a forma de uma ponta de seta e conta com módulos desmontáveis de blindagem reativa explosiva e detectores laser. Na torre podem também ser instalados lançadores de granadas de fumaça.