"O Ministério da Defesa, o Serviço Federal de Segurança, a Guarda Nacional e o Ministério do Interior já encomendaram novos fuzis de assalto anfíbios ADS, e eles passarão a ser produzidos em massa no ano que vem", revelou Sorokin.
O diretor acrescenta que os fuzis de assalto ADS não são completamente novos e representam uma versão do fuzil ASM-DT já existente.
A arma, desenvolvida pelo Escritório de Design na cidade de Tula, na região de Moscou, é eficaz tanto para alvos submarinos, como para terrestres. O fuzil ADS terá munições avançadas que garantem alta precisão de tiro. O fuzil tem 60 centímetros em comprimento e pesa 4,5 quilos. Seu alcance é de 500 metros, enquanto a velocidade ultrapassa 330 metros por segundo. Com disparos submarinos a 5 metros de profundidade o fuzil é capaz de atingir alvos a 25 metros de distância.
Atualmente, o fuzil de assalto ADS está passando por testes das Forças Especiais da Marinha russa. Espera-se que este modelo substitua o fuzil AK-74M e outros fuzis que já estão em serviço.