A primeira brigada policial de snowboard irá patrulhar os Montes de Changbai, informou na segunda-feira (9) a agência Xinhua News. Por mais incrível que pareça, o objetivo principal da brigada não é garantir a segurança e serviços de socorro para esquiadores, mas sim proteger os animais e as plantas na região de serem roubados, revelam os jornalistas.
Entretanto, essa brigada da polícia não é única criada na China nos últimos tempos para proteger o meio-ambiente. Em 7 de janeiro, a Xinhua News também reportou que as autoridades em Pequim iriam enviar uma nova brigada ambiental para parar as queimadas ilegais, que contribuem para o problema antigo do smog.
As brigadas da polícia de esqui existem em outros países, embora tenham outros objetivos. Por exemplo, no Irã, policiais patrulham as montanhas desde dezembro de 2015 para prevenir "ofensas imorais" contra os esquiadores, reforçando a segregação entre homens e mulheres.
Na Geórgia as patrulhas de esqui simplesmente promovem a segurança dos turistas nos resorts de inverno do país. O projeto foi lançado em janeiro de 2016.
Na cidade de Vail, no estado do Colorado, nos EUA, desde o início de 2000, o departamento da polícia está cooperando com os operadores de estações de esqui e voluntários, se deslocando de esqui, para ajudar a resolver incidentes.