Os cosmonautas russos, Fyodor Yurchikhin e Sergei Ryazansky, a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), realizarão o experimento geofísico chamado Terminador que visa estudar a estrutura da atmosfera para criação de modelos climáticos. A informação sobre o novo estudo foi divulgada pelo Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.
O Terminador pode ser o primeiro passo rumo à formação do sistema global de controle das ondulações de fluxos de ar na atmosfera, conhecidas como ondas estacionárias. Tudo indica que, através dos resultados do experimento, seja criada uma tecnologia de monitoramento espacial inovadora e de modelos climáticos para monitoramento e prevenção de mudanças negativas no meio-ambiente.
O projeto foi intitulado Terminador, pois as pesquisas serão realizadas da zona de crepúsculo, ou seja, na linha que divide o lado iluminado do dia e o lado escuro da noite.
Os cosmonautas observarão estruturas atmosféricas, em particular as nuvens mesosféricas polares.
No segundo trimestre de 2017, Fyodor Yurchikhin partirá para a EEI como parte da missão 51/52, já Sergei Ryazansky fará parte da missão 52/53.