O complexo é capaz de abater aeronaves e mísseis de cruzeiro em um raio de 400 km e de destruir alvos balísticos a uma distância de até 60 km. Isso abrange mísseis de cruzeiro, aviões da aviação tática e estratégica e ogivas de mísseis balísticos. O sistema Triumph pode eliminar alvos em altitudes baixas a partir de 5 metros. Em comparação, o sistema americano Patriot é capaz de destruir alvos a partir de uma altitude não inferior a 60 metros.
Além da Rússia, também o Vietnã está demonstrando grande interesse nos sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph. Segundo informa a mídia vietnamita, o Ministério da Defesa do Vietnã está negociando sua compra à Rússia, porque os mísseis russos mantêm uma boa reputação no Vietnã já há muito tempo.
O valor principal do Yakhont é seu programa de pontaria ao alvo, que pode ser tanto um navio isolado — "um míssil-um navio", como em "enxame" contra um conjunto de navios. Os mísseis distribuem os alvos entre si e os classificam segundo sua importância, a situação é a mesma com a escolha de tática ofensiva e plano de sua execução.
Especialistas militares americanos opinam que essa arma pode mudar o equilíbrio militar mundial: "A semelhança dos sistemas a containers de carga comuns não permite determinar o que está dentro deles — cargas comuns ou mísseis. No início, junto da sua costa surge um navio de carga inofensivo, mas no momento seguinte seus objetivos são eliminados", explica o consultor do Pentágono, Ruben Johnson.
O coronel do Exército Popular do Vietnã Nguyen Khac Nguyet sublinhou em entrevista à Sputnik Vietnã:
"Durante muitas décadas o Vietnã e a Rússia têm mantido uma cooperação militar e técnica estreita e efetiva. A Rússia é o parceiro principal e, o que é especialmente importante, o mais seguro e confiável do Vietnã. A Rússia fornece ao Vietnã armamento moderno de alta tecnologia que é necessário para proteger a República. As armas da Rússia, como já foi provado durante as duas guerras de Resistência do nosso povo aos agressores estrangeiros, está de acordo com a escola militar do Vietnã e com a estratégia e tática do Exército Popular do Vietnã. As armas têm muitas vantagens técnicas: são mais simples e seguras de usar, são mais potentes e baratas. Por isso, ainda que hoje haja várias alternativas, o Vietnã continua comprando armas russas", concluiu.
Assim, a Rússia é o parceiro principal, mais antigo e seguro do Vietnã na área da cooperação técnica militar.