Opinião: EUA poderão instalar armas nucleares em órbita

Nos siga no
Os EUA poderão instalar munições nucleares em órbita, mas tais ações são uma violação grave do direito internacional, afirmou na quinta-feira (12) à RIA Novosti o presidente da Academia de Problemas Geopolíticos, Konstantin Sivkov.

O cientista político comentou à RIA Novosti deste modo a recente declaração do candidato ao cargo de chefe do Pentágono, James Mattis, que afirmou que os EUA devem investir nas oportunidades ofensivas do espaço.

"Existe um tratado que proíbe a militarização do espaço e tem importância mundial, por isso o deslocamento de armamento ofensivo para o espaço é uma violação do direito internacional. Neste caso, Washington, que nos anos 90 tanto falava sobre o espírito pacífico e nos chamava de militaristas, se tornou ele próprio o militarista principal" destacou Sivkov.

O analista político diz que é possível que os EUA possam instalar em órbita "aparelhos espaciais de combate equipados com armas de laser e armas de feixe de partículas" destinados a levar a cabo ataques espaciais contra territórios de adversário a velocidades hipersónicas.

Departamento do Tesouro dos EUA - Sputnik Brasil
Washington impõe sanções contra Exército da Síria
"Essas armas são muito sérias, a União Soviética elaborou tais sistemas ainda em 1972, e os EUA, com receio delas, alcançaram o Tratado de Limitação de Armas Estratégicas (SALT, Strategic Arms Limitation Talks, em inglês) com a União Soviética. Hoje os EUA construíram o que nós fizemos há 40 anos e, aparentemente, querem instalar essas tecnologias no espaço", sublinhou o presidente da Academia de Problemas Geopolíticos.

Segundo disse ele, pode tratar-se de criação de aviões americanos ar-espaço, capazes de atacar com velocidade hipersónica.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала