Segundo o vídeo publicado no site do canal, a transmissão da reunião do Comitê de Títulos do Congresso norte-americano foi inesperadamente interrompida por um programa do RT.
Here's the moment Russia Today took over the C-SPAN1 feed. Unclear what happened. RT aired for about ten minutes before C-SPAN1 came back. pic.twitter.com/mhWVgCoFxF
— Timothy Burke (@bubbaprog) 12 de janeiro de 2017
"É um problema de roteamento. Estamos trabalhando para o corrigir", diz a página oficial do canal no Twitter. O canal sublinhou que não considera ter sido vítima de um ataque de hackers.
Statement from C-SPAN about January 12 Online Signal Interruption pic.twitter.com/dlkSOntJgz
— CSPAN (@cspan) 13 de janeiro de 2017
A editora-chefe do canal RT e da agência Sputnik, Margarita Simonyan, disse que está observando com interesse a histeria que se está desenvolvendo na mídia norte-americana, que insiste ter a transmissão surgido no ar do canal em resultado de ataque cibernético.
Na sua página no Twitter ela escreveu com ironia: "Agora percebem que braços longos nós temos?"
Ну, вы поняли, да, какие у нас длинные руки?https://t.co/4ozEUc5vc6
— Маргарита Симоньян (@M_Simonyan) 13 de janeiro de 2017
Publicações norte-americanas, como o portal Fortune, International Business Times e o jornal The New York Times, publicaram informações sobre o incidente, afirmando que a causa pode ser um ataque de hackers russos.
"Penso que isso é esquisito. As nossas agências de inteligência confirmaram que a Rússia arrombou [servidores] do Comitê Nacional do Partido Democrata e outros partidos políticos e estão seguras disso. E agora, enquanto estou discursando na Câmara dos Representantes, estou falando de Trump, da Rússia, <…> sou interrompida pelo RT. É esquisito. É estranho", disse Waters.
Há que lembrar que, no início de dezembro do ano passado, o canal C-SPAN lançou no ar no seu site uma parte do discurso do presidente russo Vladimir Putin perante o parlamento que provocou muitas perguntas. Habitualmente o canal usa a legenda "Programa se iniciará em breve".
Canais C-SPAN e C-SPAN 2 fazem parte de pacotes básicos de televisão a cabo nos EUA, e o C-SPAN 3 está no pacote adicional. O volume de emissão dos três canais é de mais de 7 mil horas por ano, sua audiência é de cerca de 30 milhões de usuários diariamente.