Na terça-feira (17), a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Theresa May, irá fazer um discurso em Lancaster House, em Londres, dedicado ao Brexit. Na véspera, a mídia inglesa publicou os fragmentos do texto do pronunciamento, onde se diz que o Reino Unido pretende sair completamente da UE.
"A China conduz uma política consequente neste sentido, queremos ver a União Europeia próspera, estável, aberta, nós apoiamos os processos de integração. A China espera que a UE mantenha a unidade e estabilidade", disse Hua Chunying.
Em 23 de junho, os britânicos votaram em referendo pela saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo dados oficiais, 51,9 por cento da população votaram a favor da saída da UE. O governo planeja iniciar o processo da saída oficial no fim de março. As negociações com a UE irão prolongar-se, como é esperado, de um ano e meio a dois anos. Se a Suprema Corte decidir que o governo necessita a aprovação do Parlamento para iniciar o processo de saída da UE, isso poderá levar a uma prorrogação do processo por um período de tempo indefinido.