Kremlin: pressão sobre diplomatas russos nos EUA é uma coisa habitual

© Sputnik / Aleksei Druzhinin/Anton Denisov/Serviço de imprensa do presidente russo  / Acessar o banco de imagensEstrela de rubi de uma das torres da fortaleza do Kremlin. Ao fundo, Grande palácio do Kremlin (foto de arquivo)
Estrela de rubi de uma das torres da fortaleza do Kremlin. Ao fundo, Grande palácio do Kremlin (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia divulgou as informações sobre a pressão que Washington exerce sobre os diplomatas russos por causa da retórica pouco amigável da administração norte-americana cessante, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov aos jornalistas, na terça-feira (17).

Ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov durante uma coletiva de imprensa - Sputnik Brasil
Lavrov: comunidade internacional falha em criar frente unida de combate ao terrorismo
Há pouco, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, afirmou na coletiva de imprensa que, nos últimos anos, as atividades dos serviços secretos norte-americanos para recrutar diplomatas russos se intensificaram.

"Sim, é verdade, estas informações não foram divulgadas antes…Habitualmente, não é a regra fazer isso, mas tendo em conta que enfrentamos tal retórica agressiva e pouco agradável da administração cessante, não será demais lembrar que tais casos ocorreram de forma repetida – tentativas de pressionar os nossos diplomatas, tentativas de os recrutar sob vários pretextos e em várias situações", disse Peskov respondendo à questão se tais casos, de fato, tiveram lugar.

Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia - Sputnik Brasil
'Serviços secretos dos EUA tentaram recrutar diplomata russo na farmácia'
Peskov acrescentou que "isso significa que as missões diplomáticas russas estão sob pressão permanente, realizam-se trabalhos para recolher dados de inteligência, inclusive usando meios bastante agressivos".

"Isso prova a existência de uma linha pouco amigável em relação à Rússia. Lamentamos que Washington tenha recorrido a tais métodos e esperamos que, no futuro, consigamos atingir um maior nível de confiança e respeito mútuo", destacou o porta-voz do presidente russo.

O porta-voz confirmou que Moscou reage a tais episódios. "Sem dúvida, é uma prática habitual", acrescentou Peskov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала