Trump fez 'declaração de guerra à Europa', diz ex-premiê francês Manuel Valls

© REUTERS / Jacques Brinon/PoolManuel Valls, primeiro-ministro da França
Manuel Valls, primeiro-ministro da França - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-primeiro-ministro francês Manuel Valls qualificou nesta segunda-feira (16) as declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre a União Europeia e a OTAN, como uma “provocação” e uma “declaração de guerra à Europa”.

Torres do Kremlin de Moscou, agosto de 2016 - Sputnik Brasil
Kremlin: OTAN é um resquício de outra época, voltado para a confrontação
Ontem (15), em uma entrevista ao jornal The Times, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, chamou a OTAN de organização "ultrapassada", alegando que a aliança não está muito empenhada em combater o terrorismo e que as contribuições de seus países membros não são eficientes.

Na mesma entrevista, Trump também deu boas-vindas à decisão britânica sobre o Brexit, criticou a política de imigração da chanceler alemã Angela Merkel e descreveu as perspectivas para melhorar as relações EUA-Rússia. 

"Isso é uma provocação, é uma declaração de guerra à Europa. O presidente eleito dos EUA propõe a dissolução da Europa na esfera do comércio, da migração e da defesa", disse Valls em entrevista à emissora BFMTV. 

O ex-premiê, que recentemente anunciou sua candidatura à presidência da França, disse ainda que as declarações de Trump não têm precedentes para as relações União Europeia-EUA. 

"A única resposta a Trump deve ser a unificação da Europa, especialmente na esfera da defesa e do comércio", disse Valls. 

O ex-primeiro-ministro acrescentou que uma aliança entre Trump e o presidente russo Vladimir Putin contra a Europa seria “o fim da paz”.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала